30/08/2013

Sobre taxas e impostos

Oi gente! Continuando o post sobre compras internacionais, vou tirar mais uma dúvida bem comum, que é sobre as taxas e impostos cobrados nas compras.


Como sei que fui taxada?

Você vai receber uma notificação dos Correios para retirar a mercadoria e fazer o pagamento do imposto. Lembrando que nem toda compra é taxada!

O que é IOF? Vou precisar pagar? Quanto?

O IOF é o Imposto Sobre Operações Financeiras dado pelo governo. O valor do IOF sobre gastos de cartões de crédito no exterior é de 6,38%. Sim, você vai precisar pagar esse valor na fatura do seu cartão. O que não é nada grande, é uma pequena taxa gente. Sem pânico! 


Como funciona a tributação (taxa de importação)? Vou ter que pagar? Quanto? Onde? Como retiro a mercadoria?

O valor da taxa da receita federal é de 60% do valor do produto + o frete. A Receita pode não concordar com o valor declarado no pacote e aplicar outro e taxar em cima deste novo. É possível recorrer do valor da taxa na agência do Correios onde está o pacote. Nos Correios o valor da taxa é somente pago em dinheiro no momento da retirada. Pacotes grandes, cosméticos, maquiagens, perfumes e eletrônicos são bem visados pela Receita Federal, ou seja, corre mais risco de você ser taxado. Apenas pacotes de pessoa física para pessoa física declarado como presente de até $50 dólares não são taxados. É bom também olhar se o site tem a opção de envio pelo "airmail", eu pelo menos, nunca fui taxada com esse tipo de envio.

Espero ter ajudado meninas! Qualquer dúvida é só deixar aqui nos comentários! Beijos!




Blog PS